SEJAM BEM VINDOS!!!!

Sejam bem vindos todos aqueles que compartilham os mesmos objetivos do meu blog e que estejam à vontade para colaborar com conteúdos produtivos e legais!!!!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina.

sexta-feira, 9 de abril de 2010


Há quem afirme que para produzir bons textos basta ler muito. Mas isso não é suficiente, embora aumente a capacidade de expressão, enriqueça o vocabulário e amplie o conhecimento.
      Para criar um bom texto é preciso também saber ler e interpretar grande variedade de gêneros textuais, compreender o processo de elaboração dos textos e assimilar os recursos de produção, de modo que haja TEXTUALIDADE, ou seja, a organização interna das partes, e não um amontoado de frases desconexas.
     Clareza, coesão, coerência, correção gramatical e originalidade devem ser uma preocupação constante de quem escreve.

     COESÃO: é a conexão existente entre termos, orações, frases ou parágrafos de um texto, ligados harmonicamente esses elementos conferem sentido ao que se transmite.

      COERÊNCIA: antes de escrever, é fundamental refletir sobre o que colocar no papel e estruturar o texto de forma que o leitor perceba a relação entre o começo, o meio e o fim, assim como entre as frases e as palavras. Quando vamos defender um ponto de vista, é necessário apresentar argumentos que sejam consistentes e estejam relacionados de forma harmônica.

      INTEXTUALIDADE: é a relação entre produções verbais ou não-verbais, em que uma retoma a outra e lhe acrescenta marcas próprias.


BIBLIOGRAFIA:

Sarmento, Leila Lauar. Oficina de Redação. Editora Moderna. 2ª edição.

Leila Lauar Sarmento: Licenciada e pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora e Coordenadora de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino Arquidiocesano, Belo Horizonte - MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário