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"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina.

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terça-feira, 20 de abril de 2010

COESÃO E COERÊNCIA - PARTE 2

http://www.youtube.com/watch?v=zPaa4pVCTp0


Segundo a professora Karylleila Andrade, no vídeo "COESÃO E COERÊNCIA", o discurso é uma forma de leitura mais dinâmica e o texto é mais estático, e essas possibilidades de leitura se dá graças aos vários tipos de leituras existentes. O texto, segundo ela, evoca sentido porque é um todo construído e isso acontece através da relação de coesão e coerência. Ainda segundo a professora, coesão está no nível mais microlinguístico, ou seja, se estabelece nos próprios enunciados, com marcas linguísticas, que são os elementos coesivos, os conectores de vários tipos, estes que estão em nosso módulo muito bem explicados como e onde usá-los. Já a coerência está no nível mais macrolinguístico, mais global, no texto como um todo, no sentido completo da leitura. Para ela a coerência textual é que faz com que o texto tenha sentido, sem ela ele é apenas um emaranhado de informações sem nexo. A respeito das extratégias de suspense e antecipação, geralmente o conectico "MAS" é usado para dar sentido de suspense ao texto, enquanto o "EMBORA" é usado para antecipação, e ela diz que os jornalistas gostam mais de usar o suspense, pois a antecipação da notícia não é interessante para eles. Quanto a pergunta se existe coerência sem haver coesão e vice versa , sim para que um texto seja coerente, ou seja para ele ter sentido, ele não precisa necessariamente ser coesivo, e também existem textos coesivos que não são coerentes.
Daniella Veiga, Abril de 2010.

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